Você sabe o que é REBRANDING?

September 5, 2017

 

 

Afinal o que é Rebranding?

Falar que uma marca sofreu um rebranding significa que ela buscou fazer mudanças estratégicas, com o intuito de criar diferenciais que a ajudem a se posicionar diante de seus clientes e concorrentes, seja desenvolvendo uma nova identidade visual, uma nova filosofia operacional ou até o modo que ela se relaciona com seus clientes.  

 

 

E por que as marcas estão mudando?

Essa resposta é simples… Evolução! Esse é o motivo para tantas marcas estarem renovando suas identidades visuais e o seu posicionamento diante do mercado no qual estão inseridas. O mundo no qual vivemos é mutante e sabemos que é necessário constantes mudanças para nos mantermos vivos diante da concorrência.

OK! Já entendemos o que é Rebranding e porque ele está acontecendo, mas quando devo fazer isso?

Antes de determinar que a sua empresa deve passar por um processo de rebranding, devemos entender o que deve ser aprimorado dentro da empresa. A melhor maneira de possuir essa informação é compreender como ela é vista pelo seu público, já que é ele quem determina qual o valor da sua marca. Possuindo essa informação, fica muito mais fácil saber o que deve ser alterado. Às vezes descobrimos que é necessário um novo reposicionamento estratégico da marca, em outras apenas a mudança da identidade visual já é suficiente.

Na maioria dos casos, as empresas passam por um processo de rebranding quando:

  • Ocorre uma fusão entre duas empresas;

  • Mudança no nome;

  • Reposicionamento dentro do mercado;

  • Desassociar alguma conotação negativa que a marca possua;

  • Tornar a identidade visual mais atual;

  • Trazer um maior profissionalismo para a imagem da empresa;

  • Distanciamento e diferenciação da sua concorrência.

 

 

 

 

 

 

As micro, pequenas e médias empresas possuem uma maior facilidade em implementar um processo de rebranding, pois elas conseguem efetivar essas mudanças em um curto período de tempo, principalmente quando a marca não é conhecida, já grandes empresas implementam essas mudanças de forma gradativa e na maioria dos casos a mudança demora a acontecer. Exemplos de casos como esses são as empresas Bob’s e Correios, onde pudemos observar suas mudanças ocorrendo primeiro nas capitais e depois no interior do país. Mesmo com o passar dos anos ainda é possível encontrar lugares que ainda utilizam o logo antigo de cada uma delas.

 

Não existe uma maneira de fugir da mudança, em algum momento a sua empresa será obrigada a passar por esse processo e quando essa hora chegar, o mais importante a se fazer é estudar o seu público, entender seus objetivos, investigar o mercado, analisar seus os concorrentes e compreender como você deve se comunicar com seu público. Conhecer todos esses fatores trará uma segurança para que o seu projeto de rebranding seja um sucesso!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

April 13, 2018

September 15, 2017

September 15, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga